21 December 2017

O QUE SÃO REDES OU CENTRAIS DE NEGÓCIOS?

Números do setor de negócios movimentam o mercado.

Não, uma Rede ou Central de Negócios, não tem somente o foco em comprar em conjunto. Em resumo podemos dizer que é a união de empresários, com o objetivo de superar dificuldades e gerar mais negócios e benefícios comuns por intermédio das ações coletivas, aumentando a competitividade e lucratividade para as empresas participantes.

Unir empresários somente para formar uma rede ou Central de Negócios não é uma tarefa simples. Um dos primeiros objetivos que os empresários tem quando formam uma Rede ou Central de Negócios é a compra coletiva, esta é uma ação que deve ser muito bem estudada, para não gerar problemas, como por exemplo boicote ou atraso da entrega pelos fornecedores. Por isso quando se inicia uma Rede ou Central de Negócios, deve se realizar um bom planejamento, para se evitar vários problemas, que podem acabar com a motivação dos empresários.

 

A Rede ou Central de Negócios é um avanço do modelo de compras coletivas, pois amplia o foco da atuação coletiva, antes restrita somente a compras conjuntas. A Rede ou Central de Negócios, é formado por empresários que buscam soluções conjuntas de interesse econômico, com foco no mercado que atuam, e muitas vezes podem enfrentar concorrentes mais fortes ou até mesmo as crises econômicas do mercado.

 

Uma Rede ou Central de Negócios, bem planejada e estruturada adequadamente, na sua forma de gestão e também na sua estrutura jurídica e tributária, pode viabilizar vários objetivos como estabelecer compras conjuntas, vendas conjuntas, padronização de fachada, centrais de serviços contábeis, tributários e jurídicos, marca própria, desenvolvimento de melhor comunicação das lojas, entre outros.

 

Uma Rede ou Central de Negócios de sucesso deve ter como princípios gerais, adesão voluntária e livre, gestão democrática pelos associados, participação econômica dos associados, autonomia e independência. Mas o maior fator de sucesso de uma Rede ou Central de Negócios é sempre estar se reinventando, buscando novos objetivos e melhorando sempre a sua gestão com as boas práticas dos associados

Top