16 February 2018

O PAPEL DA DIRETORIA E SEU CICLO DE RENOVAÇÃO

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Antes de avaliar o panorama do papel da diretoria é importante definir quem pode participar da diretoria. Normalmente ela é composta por representantes das empresas associadas. O papel da Diretoria em uma Central de Negócios, deve ser o de executar o que foi definido no Planejamento Estratégico.

O sucesso da Diretoria e dos comitês temáticos ocorrem pela combinação de talentos e habilidades complementares, sendo fundamental que se desenvolvam relações de confiança entre os líderes, de forma colaborativa e compartilhada. Sendo que de tempos em tempos deve ocorrer o ciclo de renovação da Diretoria, para que realmente ocorra uma liderança compartilhada e colaborativa. O ciclo de renovação da Diretoria é um mecanismo que minimiza os jogos de poder, evitando tensões e estimulando a ampla participação na gestão, mas sempre requer uma continua formação de líderes.

Para que se possa definir a Diretoria e os comitês temáticos, é necessário a formalização da Central de Negócios tendo como objetivo orientar a divisão dos deveres e dos direitos, ao mesmo tempo em que estabelece quem tem a incumbência de tomar decisões.

 

Um dos desafios de uma Diretoria de uma Central de Negócios é conhecer bem seus atores, o papel e a posição de cada um, o fluxo de informação e a arquitetura da organização em rede.

 

A comunicação é essencial para o desenvolvimento da confiança no relacionamento dos associados na Central de Negócios e para atuação da liderança. É através dela que a liderança procura aproximar os participantes da rede. Mostra ainda que o exercício da liderança na Central de Negócios depende de condições e práticas que contribuam para o desenvolvimento da eficácia coletiva, processo em que se busca fazer uma construção conjunta, fortalecendo a Central de Negócios. Desta forma, a liderança na rede pode agir como um elemento intermediador, colaborando para o desenvolvimento sustentável na Rede.

Para uma melhor comunicação da Diretoria, são necessários mecanismos de suporte para a tomada de decisões e a realização das atividades conjuntas. Uma decisão que afete os envolvidos requer o amplo consentimento dos membros, por isso é comum a organização da reunião geral de associados, conhecida com assembleia da rede.

 

Não há um modelo padrão de gestão ou governança de uma Central de Negócios, porém é possível fazer um desenho de rede no qual os elementos estruturais partem do entendimento dos parceiros e se sustentam no relacionamento permanente, coordenado, simultâneo, interdependente e claro entre seus membros.

O objetivo maior de uma Diretoria é sempre buscar a melhoria da sua estrutura para que ela possa oferecer muitas oportunidades que beneficiem as empresas que compõe a rede, elas estão muito inclinadas a cooperar com a Central de Negócios do que a competir fora da Central de Negócios. O sucesso da Central de Negócios vai além da elaboração de contratos formais. Ele depende de "quem" interage com "quem", assim escolher quem conduzirá o processo de interação significa dar poderes a quem realmente acredita no esforço conjunto dos atores alcançarem o objetivo que se pretende. Por este motivo é muito importante uma Diretoria preparada para alcançar este sucesso    

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